top of page

vi semana de ciências da natureza

A Semana de LCN é um evento que tem como principais objetivos a interação entre alunos de Ciências da Natureza, assim como a divulgação do curso e o estímulo do interesse do público geral - dentro e fora das Universidades - em relação às Ciências, focando nos três pilares de sustentação das Universidades: o Ensino, a Pesquisa e a Extensão.

convidados

leite.jpg

Professora Dra do Instituto de Física da USP na área de Ensino de Física desde 2008. Orientadora do Programa de Pós-graduação Interunidades em Ensino de Ciências da USP, desde 2009. Licenciada em Física pela USP (1998), mestre em Ensino de Ciências pela USP (2002) e doutora em Educação pela USP (2006). Foi professora em Escolas Públicas (efetiva) e Privadas da Cidade de São Paulo (1994-2008) e no Instituto Federal São Paulo (2006 e 2007) Fez parte da equipe de autores da Proposta Curricular de Ciências da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Integra a equipe de redatores da Base Nacional Comum Curricular de Ciências da Natureza para o Ensino Fundamental e Médio (2016-2018). Agraciada em 2018, pela Ordem Nacional do Mérito Educativo com o grau: Cavaleiro da Ordem, pelas contribuições na educação.

Professora Doutora do Instituto de Física da USP (IF-USP)

Cristina Leite

haddad.jpg

Doutorado em Ciências (2004) pela Universidade de São Paulo, com estágio de pós-doutorado no Grupo de História Cultural das Ciências, no Instituto de História do Consejo Superior de Investigaciones Científicas (IH/CSIC), em Madri, Espanha (2011). É Professor Doutor II da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP), na área de história das ciências, atuando na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais. Foi professor dessa área no Programa de Pós-Graduação em História Social da FFLCH/USP. Atualmente é editor da Revista Brasileira de História da Ciência, vice-presidente da Science & Empire Commission da Division for the History of Science and Technology (DHST/International Union for the History and Philosophy of Science and Technology/UNESCO), e membro do conselho do Laboratório de História das Ciências, Tecnologia e Sociedade (LabCiTe) do Departamento de História da FFLCH/USP. Foi pesquisador convidado da John Carter Brown Library (Brown University, EUA, junho de 2018), membro da diretoria da Sociedade Brasileira de História da Ciência (2012-2014) e conselheiro regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (2009-2011). Suas pesquisas se concentram na história das ciências no século XVII (e, ocasionalmente, no século XVIII), com destaque para as práticas cosmográficas e astronômicas nos impérios ibéricos e sua mobilização em contextos missionários.

Professor Doutor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH-USP)

Thomas Augusto Santoro Haddad

IMG_1572cortada_edited.jpg

Possui o Bacharelado em Matemática Pura pela Universidade de São Paulo (1990), a Licenciatura em Matemática pela Universidade de São Paulo (1997), o Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997) e a Livre-Docência em História da Ciência pela Universidade de São Paulo (2012). Sua produção bibliográfica é na área de História, com trabalhos publicados especialmente sobre os saberes na Antiguidade mesopotâmica. É filiado às sociedades International Association for Assyriology, Associação Nacional de História, Sociedade Brasileira de História da Ciência e Sociedade Brasileira de História da Matemática. Foi Research Fellow junto à Universidade de Exeter, de 2003 a 2005. Visitou, em 2009, como pós-doutorando, o Institut für Orientalistik da Universidade de Viena. Visitou, em 2012, o laboratório SPHERE (Université Paris-Diderot e CNRS). Foi contemplado, com vigência em 2013, com bolsa de pesquisador estrangeiro pela Prefeitura de Paris. Bolsista do programa de residência do Institut d'études avancées de Paris para o ano acadêmico 2016-2017. É líder do grupo de pesquisa Laboratório do Antigo Oriente Próximo - LAOP, da Universidade de São Paulo (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6455128408449929). É pesquisador associado estrangeiro do Laboratório SPHERE - Sciences, Philosophie, Histoire (CNRS e Paris 7). 

Professor Doutor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH-USP)

Carlos Henrique Barbosa Gonçalves

rogerio.jpg

Professor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo (USP) desde 2007. É livre-docente em história da ciência, pela USP, e orientador do Programa de Pós-graduação em Estudos Culturais da EACH-USP. Foi coordenador desse mesmo programa de 2012 a 2016. É segundo tesoureiro da Sociedade brasileira de história das ciência (SBHC). Fez dois estágios pós-doutorais em História das ciências: em 2008, na Universidad de Sevilla, Espanha, e na Université de Paris 6, França, em 2012. Trabalha com história cultural e sociologia histórica, tendo como principal interesse a história das ciências matemáticas, do livro, da edição científica e da engenharia no Brasil. 

Professor Doutor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH-USP)

Rogerio Monteiro de Siqueira

tufas.jpg

Professora Doutora da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP), desenvolvendo projetos de pesquisa nas Áreas de "Sistemas Dinâmicos e Caos" e de "Ensino de Ciências". Possui bacharelado em Física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo, IF-USP (1993), mestrado (1996) e doutorado (2001) em Física pelo IF-USP na área de materiais magnetoópticos com bolsa FAPESP. Foi bolsista do CNPq (2006) na empresa Foco do Brasil (Cietec), na modalidade de desenvolvimento tecnológico industrial (RHAE-DTI). Foi bolsista da FAPESP de pós-doc no IF-USP durante quatro anos (2001-2005) na área de Caos Quântico e Matrizes Aleatórias. Membro da diretoria da ADUSP Seção Sindical de 2013 a 2017.

Professora Doutora da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH-USP)

Adriana Pedrosa Biscaia Tufaile

tufis.jpg

Possui graduação em Física (bacharelado) pela Universidade de São Paulo (1994), mestrado em Física pela Universidade de São Paulo (1996) e doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (2000). Fez pós-doutorado de 2001 a 2004 no Instituto de Física da USP e Instituto Niels Bohr em Copenhague, Dinamarca. Desde 2005 é professor doutor na Escola de Artes Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP). Tem experiência na área de Física, com ênfase em Sistemas Dinâmicos e Caos Experimental, atuando principalmente nos seguintes temas: formação e evolução de sistemas envolvendo bolhas, gotas, espumas, material granular e ferrofluidos.

Professora Doutora da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH-USP)

Alberto Tufaile

bottom of page